top of page

SOBRE

A. A união do povo pagão e difusão da cultura pagã, em suas diversas vertentes, que se traduzem pela promoção de:

  1. Eventos culturais e artísticos;

  2. Eventos pagãos de cunho social regulares, públicos e gratuitos ao ar livre; os Encontros Sociais Pagãos® ou ESP®

  3. Eventos diversos de promoção da visibilidade pagã;

  4. Eventos beneficentes para a confraternização dos pagãos;

  5. Encontros, palestras, workshops e eventos afins;

  6. Promoção de parceiras para a realização e apoio a: eventos, projetos, produções literárias e artísticas em geral, produzidos por quaisquer entidades e/ou pessoas físicas, desde que relacionados ao Paganismo em algum grau.

 

 

B. Os relacionados ao combate à intolerância e à discriminação religiosa e ao apoio a projetos ecológicos, traduzidos por:

  1. Promover a educação inter-religiosa para o reconhecimento e respeito entre as diferenças;

  2. Apoiar a diversidade de gênero e orientação sexual nas diversas vertentes do paganismo;

  3. Dar apoio à realização de cursos de interesse da sociedade, nos aspectos religioso, ecológico e artístico;

  4. Apoio às vítimas de discriminação religiosa.

 

 

 

Missão e Valores

 

Promovemos eventos de divulgação da cultura e arte pagã, voltados à todas as vertentes religiosas do paganismo, com a finalidade de unir pessoas com interesses afins e promover a confraternização entre elas, abertos aos pagãos e simpatizantes, cujo principal objetivo é conquistar o respeito da comunidade em geral em relação ao paganismo e incentivar a partilha de conhecimento.

Podemos realizar palestras, workshops e manifestações artísticas, como dança, música e poesia, quando tiverem alguma relação ou representarem a cultura pagã.

Não somos um grupo religioso, em nossa equipe  (organizadores e colaboradores) temos kerméricos, druidas, asatruares, wiccanianos, helenistas, candomblecistas, bruxos tradicionais e etc.

Não realizamos rituais, não se consome bebidas alcoólicas ou drogas ilícitas e os eventos acontecem em locais públicos, durante o dia.

Não existe nenhuma finalidade comercial e não temos vínculo com nenhuma entidade, grupo ou pessoa (seja física ou jurídica). Todas as nossas atividades são gratuitas e públicas.

 

 Os Organizadores

 

Obrigatoriamente os Organizadores têm de ser credenciados pelo Projeto Gaia Paganus®. A idade mínima para ser um Organizador é de 18 anos

 

 

 

Se não existe ESP® em sua cidade e você tem interesse em organizar, entre em contato através do e-mail gaiapaganuscontatos@gmail.com

Paganus


A palavra Pagão vem do latim Paganus, que quer dizer "aquele que vive do/no campo". O Neopaganismo busca reviver o modo de vida dos povos antigos. Paganismo porque retoma suas crenças e práticas, e Neo porque tem que se adaptar ao modo de vida moderna. Ser Neopagão é estar na Terra, e tê-la dentro de si mesmo. Os objetivos do Paganismo são os do autoconhecimento, da harmonia com os ritmos e ciclos naturais do sol e das estações, da compreensão dos poderes da natureza e a busca de um novo equilíbrio do homem com o seu meio. Não se baseia numa teologia única ou definida, não possui profetas ou mestres. Baseia-se na experiência e sensibilidade de cada um que queira e seja capaz de praticar essa harmonia.

(Autoria desconhecida)

 

Como e quando foi criado?

 

No ano de 2000, Hellenah Friggdóttir Leão (Helena Pereira) passou a receber em sua residência amigos para discutir e estudar o Paganismo. À medida que o tempo foi passando, mais e mais pessoas se interessaram em participar. De acordo com o número de participantes, ficou inviável que o evento continuasse a ser realizado no local. Os encontros então começaram a acontecer na Quinta da Boa Vista com o nome de Encontro Social Pagão, dado por Eduardo Torres, e além dos que já participavam agregaram-se pagãos e não-pagãos através da divulgação nas listas de discussão da Internet. A criação desse encontro informal se deu porque a mesma sentiu a necessidade de um evento desvinculado de instituições e que não se ativesse a rituais públicos. Isso por ter conhecido praticantes solitários, das mais variadas vertentes, em busca de conhecimento, mas avessos a ideia de se vincularem a tradições ou grupos. Então, num encontro totalmente social seria viável que pessoas de ideias afins acabassem se encontrando, e funcionou muito bem. Os eventos começaram a acontecer na Quinta da Boa Vista em 2003. Além de grupos que foram formados por participantes do evento, o mesmo serviu de palco para que amizades de uma vida fossem forjadas. O que começou no Rio de janeiro agregou outras cidades espalhadas por todo o Brasil.

 

 

O Projeto

 

O PGP® desenvolve suas atividades baseando-se no princípio de divulgação da cultura pagã de forma geral, da educação para o reconhecimento e respeito entre as diferenças religiosas, da difusão do preceito de união e confraternização na comunidade pagã. Pretendemos integrar e difundindo nossa cultura, promovendo eventos e campanhas em prol do Paganismo como espiritualidade viva, para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável e combate a todas as formas de intolerância. Temos como metas desmistificar o Paganismo na sociedade em geral, para o reconhecimento e visibilidade do mesmo como um conjunto de sendas, promovendo o orgulho entre os pagãos e defendendo as causas apoiadas por nossas ideologias. A atuação do Projeto deve ser voltada para o alcance de dois grupos de objetivos:

 

 

 

 

bottom of page